Blogues JN Redes
 

As nossas escolhas

Obras em

Destaque

Afonso Cruz vence prémio literário internacional

10

Outubro

2012

Publicado por Sergio_Almeida às 15:51
Tags:
0 comentários

 

Sérgio Almeida

 

Três anos depois de Dulce Maria Cardoso, outro autor português volta a ser distinguido com o Prémio da União Europeia para a Literatura. Afonso Cruz mereceu a preferência dos elementos do júri, integrando uma lista onde figuram escritores provenientes de países como a Itália, Croácia Noruega, Suécia, Eslovénia ou Irlanda.

Mais do que o valor monetário, de cinco mil euros, o prémio abre a possibilidade de publicação noutros países, ao fornecer prioridade no concurso a fundos europeus para a tradução da respetiva obra. “Que o prémio me permita vir a ser publicado em mais países é o meu objetivo“, confidenciou ao JN o autor, cuja obra, até à data, apenas se encontra publicada em Portugal, no Brasil e na Sérvia.

Lançado há dois anos, o romance A boneca de Kokoschska continua merecer por parte de Afonso Cruz uma devoção especial, por ter sido um dos primeiros a indicar o caminho a seguir. O singular universo criativo do também ilustrador e músico – impregnado de referências literárias abundantes e de um sedutor exercício entre a realidade e ficção – encontra-se patente nesta história, que descreve a relação tortuosa de um artista plástico com a sua amada.

Apesar do “incentivo” que representa o prémio, o autor de A contradição humana afirma que não irá passar a atribuir “mais importância aos romances em detrimentos de outros géneros” a que se dedica com frequência, como os contos.

No entanto, o sucessor de “Jesus Cristo bebia cerveja” e Enciclopédia da estória universal – recolha de Alexandria, publicados em Junho pela Alfaguara, será também um romance, embora o escritor desconheça se será publicado ainda durante este ano.   

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 22 de novembro, em Bruxelas.

Comentar artigo

publicidade

Arquivo do blogue

Fale com o autor

Sérgio Almeida: sergio@jn.pt