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Sobre

Velocidade é um blogue de Armando Fonseca Júnior dedicado a automóveis e desportos motorizados.

26-8-2016

 

 

A Nissan apresentou o protótipo funcional do BladeGlider, um veículo futurista que, segundo a marca, combina emissões zero e um elevado desempenho com um desenho “revolucionário” de automóvel desportivo.

 

Dois BladeGlider, desenvolvidos a partir do concept apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio em 2013, foram mostrados no Brasil para simbolizar as futuras tecnologias que combinarão a mobilidade inteligente e capacidades de condução idênticas às de um desportivo.

 

Os controlos instalados no volante para os sistemas do BladeGlider estão interligados com um avançado visor onde são apresentadas a velocidade, o estado de carga da bateria, o modo de regeneração e o mapa de binário. Flanqueando o visor central encontram-se dois ecrãs, com as imagens das câmaras de visão traseira instaladas imediatamente atrás das rodas dianteiras. Uma alternativa aos espelhos instalados nas portas, este desenho de ecrã duplo melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider. O condutor posiciona-se ao centro e ligeiramente à frente dos dois passageiros, que assim desfrutam de mais espaço para as pernas. A vista para todos os ocupantes é panorâmica, graças ao para-brisas único.

 

A alimentação é 100% elétrica, com um excecional desempenho do grupo de potência desenvolvido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto BladeGlider, a Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos dois modelos de demonstração é superior a 190 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h a fazer-se em menos de 5 segundos, segundo dados do construtor das motorizações. A transmissão às rodas traseiras é fornecida por dois motores elétricos de 130 kW, um para cada roda.

 

O sistema dispõe de vectorização de binário, capaz de controlar a força fornecida às rodas de tração e melhorando ainda mais a eficiência de condução. O sistema de vectorização de binário envia automaticamente mais binário para a roda exterior em caso de subviragem, para assim restaurar o equilíbrio à condução. Concebido para melhorar a experiência de condução, e não para a controlar, o sistema possui três definições: desligado, ágil e drift.

Publicado por afjunior às 21:28
25-8-2016

 

 

O Range Rover Sport receberá alguns melhoramentos e terá incluído na gama um novo motor Diesel, seguindo a tendência de algumas marcas “premium” de alargar a oferta dos seus modelos topo de gama com motores de cilindrada mais baixa (casos da Mercedes com o S250 e da Volvo com o XC90, por exemplo). Assim o Range Rover Sport passará a estar disponível igualmente com motor de 2,0 litros Diesel (na foto, em baixo), com uma potência de 240 cavalos e binário de 500 Nm.

 

Segundo a marca, o Range Rover Sport reafirma a sua posição de expoente máximo dos SUV de luxo e alta performance com uma gama completa de melhorias: o motor mais eficiente do mercado, a introdução de novas tecnologias de condução autónoma e opções adicionais de personalização.

 

O Range Rover Sport da última geração, lançado em 2013, é o protagonista de uma verdadeira história de sucesso na Land Rover. Proporciona todo o requinte e capacidades esperadas de um SUV de grandes dimensões, com a performance normalmente associada a um veículo desportivo. A posição deste SUV dinâmico como o expoente máximo dos SUV de alta performance é consolidada com o potente Range Rover Sport SVR de 550 cavalos, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

 

Uma das novidades mais significativas agora apresentadas encontra-se sob o capot, com a introdução do avançado motor Ingenium diesel SD4 2.0 de quatro cilindros da Jaguar Land Rover. O motor vanguardista de produção britânica proporciona, segundo o construtor, uma redução dos consumos de combustível e emissões de apenas 164 g/km. Apesar do consumo combinado de 6,2 litros / 100 km, disponibiliza uma performance em conformidade com o TDV6 3.0. O novo motor Ingenium é também mais leve, melhorando a capacidade de resposta, proporcionando maior agilidade e uma dinâmica superior. Este novo motor SD4 estará disponível no início de 2017.

 

Em complemento à nova tecnologia do motor, a Land Rover incorporou uma gama de tecnologias de condução autónoma no Range Rover Sport. O sistema de Assistência Avançada do Reboque, pioneiro no setor, permite ao condutor realizar manobras com reboques de grandes dimensões sem dificuldades. Ao selecionar a marcha-atrás, o condutor pode selecionar a trajetória do reboque com o seletor rotativo do Terrain Response 2 e o veículo irá ajustar direção automaticamente, conforme necessário. A Assistência nos Ângulos Mortos e o Limitador de Velocidade Inteligente são tecnologias que proporcionam autonomia adicional ao modelo.

 

 

Publicado por afjunior às 17:56
24-8-2016

Todos os anos em agosto, a praia de Pebble Beach na Califórnia recebe entusiastas de todo o mundo que vêm assistir a um concurso de beleza muito especial. Esta reunião de magníficos automóveis clássicos foi o local escolhido (o concurso terminou no dia 21), para apresentar o exclusivo Vision Mercedes-Maybach 6, um coupé de luxo.

 

Este veículo "2+2" presta homenagem à gloriosa época dos coupés descapotáveis e transporta esta tradição, de forma consciente, para o futuro. O coupé é uma reinterpretação extrema dos princípios de design clássicos e emocionais, segundo a filosofia de pureza sensual do design Mercedes.

 

O Vision Mercedes-Maybach 6, com quase seis metros de comprimento, foi concebido como um automóvel elétrico. A motorização debita 750 cavalos. O conjunto de baterias debaixo do piso é estreito e oferece uma autonomia superior a 500 quilómetros, de acordo com o ciclo NEDC.

 

As proporções estéticas do veículo em exposição na Baía de Monterrey – o capot extremamente longo, o tejadilho de linhas baixas e o habitáculo recuado – relembram os coupés descapotáveis do passado. Mas este não é, segundo a marca, um design retro – é uma reinterpretação dos princípios clássicos de estética.

 

Ao mesmo tempo, o design é inesperadamente moderno novo, tecnologicamente inovador e minimalista. Isto é exemplificado pelo formato básico aerodinâmico e inteligente. Mesmo sem apêndices, tais como os spoilers, os fluxos de ar contornam as linhas da carroçaria e só são quebrados já muito perto da parte final da traseira do veículo. Depois, o seu caráter é surpreendentemente inovador, com os faróis estreitos, as jantes parcialmente transparentes e o vidro traseiro dividido.

 

 

 

 

Publicado por afjunior às 18:40
22-8-2016

 

 

A Ford Performance anunciou mais dois anos de produção para o novo supercarro em fibra de carbono, o GT 40. O anúncio vem na sequência das cartas enviadas aos potenciais clientes notificando-os da sua posição relativa à candidatura para compra do carro.

 

A produção adicional apoia a decisão recente da divisão Ford Performance de competir com o Ford GT nas provas de ambos os campeonatos IMSA e World Endurance Championship (WEC) durante quatro anos.

 

“Embora não possamos construir suficientes Ford GT para todos os que se candidataram, vamos produzir veículos adicionais num esforço para satisfazer um maior número dos nossos mais fiéis embaixadores Ford”, disse Dave Pericak, diretor global, Ford Performance.

 

O terceiro ano será para responder aos candidatos que foram colocados em lista de espera. Os candidatos que foram diferidos ou os que falharam o período de candidatura online serão servidos pelo quarto ano de produção. O processo de candidaturas para o quarto ano de produção será reaberto no início de 2018. Os que já se encontram inscritos para adquirirem o carro necessitam apenas de atualizar o seu pedido.

 

 

Publicado por afjunior às 19:27
17-8-2016

 

 

Integrando novos refinamentos premium e continuando a redefinir a noção de que não é necessário comprometer o prazer de condução para obter mais conteúdos práticos e de requinte, a geração 2017 do Mazda 6 chega ao mercado europeu no próximo outono, nas variantes sedan e wagon.

 

O leque de motores desta nova geração 2017 do Mazda 6 divide-se entre três propostas SKYACTIV-G a gasolina, de 145 e 165 cavalos no bloco 2.0, e de 192 cavalos no motor 2.5, acrescendo-lhes duas variantes diesel de 150 e 175 cavalos, variantes do motor 2.2. Serão propostas caixas de seis velocidades, automáticas ou manuais.

 

Acrescente-se que o bloco diesel common-rail 2.2 integra três novos sistemas que permitem o aumento da capacidade de resposta e uma redução do ruído do motor. Esta evolução na sonoridade do motor é complementada por uma melhoria global em matéria de isolamento a bordo da geração 2017 do modelo, através da adoção de selagens de portas melhoradas, tolerâncias mais apertadas entre os painéis de carroçaria e materiais de isolamento acústico que foram adicionados ao fundo do modelo, na consola traseira, tejadilho e portas, para além dos vidros dianteiros laminados para supressão do ruído do vento.

 

A bordo, as evoluções no design implementadas são,  na sua maioria, direcionadas ao condutor, num ambiente que inclui um volante de novo design, um novo sistema Active Driving Display (denominação do heads-up display da Mazda) de maior resolução, com um grafismo totalmente a cores para maior legibilidade sob diferentes condições de luz, um novo ecrã multi-informação de 4,6 polegadas, TFT LCD a cores e com gráficos evoluídos.

 

Por fim, a geração 2017 do Mazda 6 estará disponível com uma gama completa de tecnologias de segurança ativa.

 

 

 

 

Publicado por afjunior às 18:11
12-8-2016

 

 

O Volvo XC90 Excellence, que a marca apresenta como o modelo mais luxuoso da sua história, já está disponível no mercado português. O preço indicado é 127 517 euros.

 

Estreado em solo Europeu na edição deste ano do Salão de Genebra, este é o modelo mais luxuoso da história da Volvo Cars com a particularidade de disponibilizar quatro assentos individuais (dois à frente e dois atrás). O XC90 Excellence, diz a marca, proporciona uma experiência luxuosa única, elevando ainda mais os níveis de conforto e o perfil da Volvo enquanto fabricante Premium.

 

Tendo como base a sua plataforma SPA - Scalable Product Architecture este modelo está equipado com a motorização T8 Twin Engine AWD – Plug-In Hybrid com motor 2.0 turbo a gasolina e motor elétrico. O XC90 Excellence disponibiliza até 410 cavalos, com um nível de baixas emissões impressionante.

 

Alguns pormenores do conforto deste novo modelo incluem: estofos de melhor qualidade que proporcionam um melhor conforto, bancos traseiros individuais e ajustáveis com apoios de cabeça reforçados e função de massagem, frigorífico traseiro, duas mesas rebatíveis, dois copos de cristal e apoios de copos iluminados com função de aquecimento e arrefecimento.

Publicado por afjunior às 18:35
08-8-2016

 

 

A Goodyear e a London School of Economics and Political Science (LSE) apresentaram um novo projeto de investigação, realizado por toda a Europa, cujo objetivo foi estudar a atitude e disponibilidade dos condutores para partilharem a estrada com veículos autónomos. A maioria dos inquiridos concordou com a existência de “regras tácitas” na circulação.

 

Sem o escrupuloso cumprimento das regras, as alegadas vantagens da condução autónoma podem, no mínimo, esfumar-se. O estudo pretende conhecer as opiniões dos condutores de 11 países europeus, através de inquéritos e focus groups no âmbito da plataformaThinkGoodMobility da Goodyear, focada numa futura mobilidade inteligente, segura e sustentável.

 

Recentemente, as previsões dos investigadores do IHS Automotive apontaram para vendas de cerca de 21 milhões de veículos autónomos, à escala global, em 2035.

 

Segundo um inquérito da Goodyear e da LSE em 2015, dirigido a condutores de 15 países europeus, 88 % dos inquiridos concordaram que existem “regras tácitas” que regem a interação dos condutores com peões, ciclistas e outros veículos que circulam na estrada.

 

As discussões preliminares já tinham levantado questões por parte dos condutores sobre a flexibilidade dos carros autónomos na adaptação ao panorama social rodoviário; se os condutores humanos vão tirar partido do cumprimento rigoroso do código da estrada pelos condutores computorizados ou, pelo contrário, se os carros autónomos cumpridores da lei podem abrir caminho para uma mudança positiva, incentivando todos os condutores a praticarem níveis mais elevados de comportamento e segurança.

 

A Goodyear e a LSE preveem apresentar publicamente os resultados da investigação em outubro de 2016.

Publicado por afjunior às 17:06
04-8-2016

 

 

A Mercedes-Benz associou-se recentemente à TSF, à Galp e à Brisa, para numa ação conjunta alertarem a população para os fatores de risco associados à condução em condições adversas e às formas mais eficazes para os condutores chegarem sem problemas ao destino. A iniciativa tem por nome “Estrada Segura”.

 

Sabe-se que existem épocas em que o aumento de tráfego nas estradas se torna maior e por essa razão também os cuidados devem ser redobrados. No entanto, a realidade é que muitas vezes a pressa de chegar ou as saudades fazem com que nos tornemos menos cuidadosos.

 

No âmbito da iniciativa “Estrada Segura” a Mercedes-Benz e a TSF estiveram junto dos condutores no passado 29 de julho e repetirão a sua presença em 12 de agosto, 28 de outubro e 23 de dezembro para alertá-los sobre os perigos a evitar quando conduzem, e também a presenteá-los com um “pit stop” gratuito para os condutores de viaturas Mercedes-Benz saberem o estado da sua viatura e o que devem fazer em caso de haver algum sinal de alerta.

 

Esta ação pedagógica vai estar em simultâneo, das 17:30 às 21:30 horas nas seguintes estações de serviço da Galp, sentido Norte – Sul: Santo Tirso, Águas Santas, Pombal, Aveiras, Seixal e Alcácer do Sal.

Publicado por afjunior às 17:14

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